sexta-feira, 8 de abril de 2011

2º Bastidores do Jornalismo da Faculdade Seama levanta debate entre acadêmicos e profissionais

A noite foi regada de troca de experiências, dicas para os futuros profissionais, mas também envolveu a todos quando os entraves da profissão foram expostos.


Na noite de 06 de abril (quarta-feira) acadêmicos dos cursos de comunicação da Faculdade Seama se dirigiram ao Salão de Atos para prestigiar e participar do “2º Bastidores do Jornalismo - Todos Passam Por Aqui”, que tem como objetivo de reunir os acadêmicos do curso a egressos da faculdade que hoje atuam no mercado de trabalho, além dos profissionais já reconhecidos nos nossos veículos de comunicação pelo pioneirismo. Nesta edição entre os convidados estavam Alcinéa Cavalcante, dona de um dos blogs mais acessados do estado - uma média de 120 mil acessos por dia - a assessora de comunicação da prefeitura de Macapá, Andréa Freitas, o jornalista esportivo, Humberto Moreira, a colunista do JDia, Flávia Dias, Reginaldo Borges, do programa O Estado é Notícia e Elainne Juarez, da TV Amapá.

Iniciando o evento, vídeos de acadêmicos do curso de Comunicação Social foram exibidos para mostrar ao público parte do trabalho desenvolvido por eles dentro do curso. Em seguida, os convidados foram chamados para comporem a mesa. Os jornalistas agradeceram o convite feito pela faculdade e comentaram a respeito do prazer de poderem dividir com os acadêmicos um pouco de suas vivências no mundo da comunicação. Para que houvesse interação entre os alunos e os convidados, as perguntas dirigidas aos profissionais tinham o tempo estipulado de 1min e de 5min para que fossem respondidas. As perguntas tiveram início e os assuntos abordados foram desde mercado de trabalho até dicas de como desempenhar o trabalho de forma ética.

Os alunos se mostraram interessados no que os profissionais tinham a dizer, tanto que, até acadêmicos do curso de Jornalismo da UNIFAP foram somar para o acontecimento, além de, participarem tirando suas dúvidas. “Este evento é muito bom e interessante, atiça a imaginação do aluno. Além, de incentivar no prosseguimento do curso; valoriza o acadêmico”, comentou a aluna do 1º semestre de Jornalismo, Tânia Quadros. A aluna Kelly Pantoja do mesmo semestre também gostou da iniciativa da faculdade: “A gente sente prazer em assistir, adquire conhecimento para o futuro com os profissionais convidados. É uma forma de te encorajar para o futuro”, falou. Um dos temas que mais causou alvoroço e interesse dos alunos foi a questão da falta de espaço para estagiários em algumas empresas de comunicação do estado e também da detenção do poder da informação destes veículos, que o jornalista Reginaldo Borges respondeu, mas que ainda assim, provocou mais dúvidas dos alunos. Se tratando de um evento no qual está em pauta a profissão que é responsável por formar opiniões, um possível embate regado a argumentos e contra argumentos não deixaria de compor os assuntos entre alunos e convidados.

Alcinéa Cavalcante e Humberto Moreira contaram sobre suas trajetórias no jornalismo e deram sugestões aos acadêmicos, além de, destacarem a importância da dinâmica que o repórter ou jornalista esportivo constrói em sua vida profissional, Andréa Freitas esclareceu a respeito do trabalho na assessoria de imprensa, Elainne Juarez sobre o diadia em uma emissora de TV e a nossa colunista social, Flávia Dias explicou a respeito da seleção das fotos para uma coluna, textos informativos e também dividiu sua opinião sobre a possibilidade de entrar para o mercado de trabalho com uma forma inovadora.


Por: Lívia Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário