terça-feira, 29 de março de 2011

Projeto para Quadra Junina 2011 é apresentado a SECULT

No projeto constam valor orçamentário necessários aos grupos e questões de infraestrutura para as apresentações das quadrilhas



Durante os meses de março e fevereiro a população volta toda a sua atenção para o período carnavalesco. O carnaval passou, mês de março está acabando e é hora dos preparos para a segunda maior manifestação cultural no estado, a Quadra Junina. É no final do mês de março que os grupos folclóricos deste segmento começam a ensaiar e produzir o que apresentarão durante o mês de junho. Entretanto, assim como, as entidades carnavalescas, as quadrilhas juninas necessitam de apoio financeiro para mostrarem seu trabalho de forma adequada e é aí que o governo do estado entra. Para tanto, os grupos juninos após reuniões decidiram se unir e apresentar ao governo uma proposta para a quadra junina deste ano onde estão relacionadas questões como orçamento e infraestrutura para as apresentações. Para oficializar a apresentação do documento na manhã desta terça-feira (29) presidentes e membros de todos os grupos juninos do estado estiveram em reunião com o secretário de cultura, Zé Miguel no Centro de Convenções Azevedo Picanço.

Na reunião também compareceram os secretários de infraesturura, turismo e das comunidades afrodescendentes, além da coordenadora de cultura do município de Santana. O secretario, Zé Miguel confirmou o apoio do governo. “Neste ano haverá a quadra junina e o governo vai apoiar”, ressaltou. A secretária de turismo, Helena Colares frisou a participação de sua secretaria quanto à divulgação do evento e do investimento que será dado para que esta manifestação possa fomentar a cultura do estado. “Nós ratificamos o compromisso da secretaria em apoiar as quadrilhas e também ficaremos responsáveis pela divulgação a nível turístico com material sobre as quadrilhas, falando um pouco de cada uma e divulgando para fora do estado”, disse Helena. Quanto à participação da SEINF, foi dito que o auxílio que cabe à estrutura será dado e com uso consciente das verbas. “O apoio quanto à estrutura será dado e de forma que o recurso seja mais bem usado”, informou Joel Banha.

Para os presidentes das quadrilhas esta confirmação do apoio do governo é de importância fundamental para o trabalho dos quadrilheiros, como comentou o presidente da Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (LIGAJAP), Roni Andrade: “Com a ajuda do governo teremos o pontapé necessário no nosso projeto para viabilizar o acontecimento da quadra junina”. Ele ressaltou também que a organização deste projeto não se daria caso, não acontecesse a união de todos os grupos. “A união dos grupos juninos foi importante porque todos perceberam que isto estava atrapalhando o crescimento da quadra junina. Agora, poderemos ser mais ouvidos e obteremos mais êxito nas ações voltadas para a quadra”, finalizou.


Por: Anderson Calandrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário